quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Quem ainda trabalha com COM+ ta legado!

A necessidade de interoperabilidade entre aplicações sempre foi algo que gerou muita dor de cabeça para muita gente. Fazer com que sistemas distintos, escritos muitas vezes em linguagens completamente diferentes sempre tiveram a necessidade de trocar "mensagens" entre si. E para isto surgiram os mais diversos tipos de soluções, algumas "caseiras" e "proprietárias" outras que viraram padrão de mercado.
Se hoje temos WCF, REST, Web Services, SOAP, HTTP e milhares de outras siglas para os padrões de interoperabilidade de hoje, num passado não muito distante era COM, derivado do OLE e do MTS, estes criados mais remotamente ainda nos anos 90.
Usado por 10 em cada 10 sistemas escritos em VB, ASP e outras linguages Win32, era componente principal da arquitetura DNA da Microsoft.Além da programação orientada a objeto, ou quase, este modelo de aplicação componentizada permitia escalabilidade, isolamento da camada de negócios, segurança, controle transacional, pool de objetos. PRaticamente tudo que um Application Server precisava oferecer a nós simples mortais.
Com o surgimento do .NET essa tecnologia se tornou obsoleta, ao menos em parte, ja que é o meio mais curto de comunicação entre os novos sistemas e os sistemas legados. O problema é que ela é uma herança maldita, ja que sua programaçlão e gerenciamento é totalmente diferente dos recursos que temos hoje. E o pior é que quando se procura material decente a respeito disto, temos poucos muito poucos artigos bons na net.
E por que tanta revolta? Esta semana estava envolvido em um projeto que necessitava de total interação com o Component Services, e perdi mais de dois dias apenas fazendo pesquisas que não me levavam a uma resposta final, até que hoje, ao pedir ajuda a um amigo, consegumos resolver em pouco mais de 20 minutos.
Mas com isto consegui quatro coisas:

1) Aprender, e aprender muito sobre esta tecnologia e seu gerenciamento;
2) Lembrar que quando estamos focados demais em um problema, as vezes é mais fácil pedir ajuda para que alguem de fora nos mostre os caminhos que ainda não percorremos;
3) Que o Google ajuda, mas que sempre devemos ter alguns poucos e bons sites na manga;
4) Que mais que estudemos novas tecnologias, sempre teremos um legado chato pra nos dar bons e novos desafios de ve em quando;

Até o próximo post

Nenhum comentário: