quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Os bons, os maus e a gente

No dia 22/11/2008 foi realizada a segunda reunião do rupo de Arquitetura DotNet Architects, o qual tive o prazer e a satisfação de participar. Nele conheci pessoas e tive a grande oportunidade de rever meu ex chefe e grande amigo Leandro Daniel.
Apesar do tema foco ser o desenvolvimento ágil de aplicações, e o SCRUM, conseguimos conversar sobre diversos outros assuntos, definimos alguns direcionamentos para o grupo e tivemos um almoço bem divertido ao final.
Mas uma das conversas que tive com o Leandro, e que meio que se repetiu durante todo o dia por outras pessoas de alguma forma, é a pouca quantidade de bons profissionais no mercado, oque nos leva a sempre acabar encontrado os mesmos profissionais por onde nós passamos.
Lembro perfeitamente da frase “Não me assustaria se um dia trabalhássemos juntos novamente” que o Leandro me disse outro dia no MSN e em uma das discussões, não recordo agora quem disse, falou “Já é difícil achar bons desenvolvedores, imagina um com skils de análise, comunicação com usuário e afins”.
Concordo plenamente com ambos. Infelizmente nosso mercado foi pulverizado com pessoas que “não tem a cara da TI”. A promessa de dinheiro fácil e trabalho abundante remete aos migrantes que saem lá de suas terras e vem para as capitais AP rocura de uma vida melhor.
Mas como em tudo na vida, a demanda acima da procura causa problemas sérios como a desvalorização do trabalho, a queda da qualidade, a mancha na reputação dos profissionais da área, dentre outros.
É por isso que acabamos mudando duas, trez vezes de empresa, e de repente nos pedem uma indicação, você sempre tem aqueles quatro ou cinco amigos para indicar pois o conheceu em outras oportunidades e sabe o quanto são competentes. Ou então você está analisando um currículo, vê que a pessoa passou por auqele lugar, e logo liga para alguiem que esta lá para saber se aquele profissional realmente atenderáas expectativas.
Então cada dia mais vejo que temos de ser profissionais diferenciado, temos de ter sempre em mente cultivar não só nosso salário como as relações de trabalho, afinal, todos queremos estar dentro da lista dos “poucos e bons profissionais que eu conheço”.

Até o próximo post

2 comentários:

Unknown disse...

Magoo, parabéns pelo blog, ótima qualidade dos posts! Muito legal nos reencontramos novamente, principalmente para podermos trocar experiência e contribuir no grupo .Net Architects. Abraços!

Leandro Daniel

Riderman disse...

Alexandre, concordo totalmente com você e ainda tenho algo a acrescentar.

Estou no mercado a mais de 5 anos e ainda não encontrei uma empresa que pudesse evoluir, uma empresa que aplicasse metodologias ágeis, padrões de projeto etc.. tudo que possa nos ajudar a desenvolver um produto mais rápido e com uma melhor qualidade.

Para você ter uma idéia trabalho numa empresa onde o pessoal insiste em usar DataTable, sem contar que está proibido usar var, delegates, auto-properties e tudo que "dificulte" a leitura do código. Se você souber alguma empresa em BH que utilize metodoligias ágeis, Scrum etc.. por favor me indiquei :)
Abraços