segunda-feira, 10 de novembro de 2008

E o mundo dá voltas

Faça o que eu falo, não faça o que eu faço, esse deve ser o lema dos desenvolvedores do Google, principalmente os do Chrome, navegador lançado recentemente pela empresa.
Por que estou dizendo isso? Neste post: http://www.hanselman.com/blog/TheWeeklySourceCode33MicrosoftOpenSourceInsideGoogleChrome.aspx é apresentado que foi utilizada em sua engine (do Chrome) uma biblioteca open source da Microsoft. É isto ai, um projeto de uma empresa que se diz "purista" e que prega que a Microsoft é o demonio encarnado em forma de empresa, usando código da rival.
Não acho que eles estejam errados em utilizar o código, afinal pra que reinventar a roda? por que não utilizar algo que é bom, esta pronto, e que nos é fornecido com código para que possamos contribuir? Não sou contra o Open Source, muito pelo contrário, sou fã de inumeros projetos. A unica coisa que não consigo concordar é quando estes projetos, quando começam a ganhar destaque, atacam os produtos pagos como se usa-los fosse um pecado capital.
Acho que a palavra certa é colaboração. Acho que é pra isso que serve a comunidade Open Source, para que todos possam colaborar entre si e chegar a um produto final maduro e estável. Mas isisso não quer dizer que ele é melhor ou pior que um produto pago, mas sim uma opção de custo menor.
Mas devemos lembrar que como desenvolvedores de software, somos pagos por nosso trabalho. Se ganhamos pelo código que desenvolvemos, nada mais justo que as empresas que desenvolvem e vendem software recebam por ele. Concordo que nem sempre os preços são acessíveis, nem sempre são justos, mas pagamos o preço de piratiar, afinal, é necessária a venda de muitas cópias para o pagamento dos custos, e como nem sempre isso acontece, o preço acaba sendo repassado para as poucas unidades vendidas.
São os dois lados da moeda, por isso antes de tomar partido por um ou outro lado, analise. Será que não é melhor tomar partido dos dois e conviver com o melhor dos dois mundos?

Até o próximo post

Nenhum comentário: