sábado, 1 de novembro de 2008

ASP.NET MVC

Apesar de ja ter ouvido falar ha algum tempo, só agora tive coragem de fazer alguns testes com a versão Beta do ASP.NET MVC.
Tinha um pouco de receio devido as minhas experiencias com frameworks MVC para Java. Apesar de bons e bem conhecidos, eles tinham mais linhas de configuração nos XMLs que linhas de código de programação em si.
Este foi de fato meu primeiro encantamento pela abordagem da Microsoft. Fiz uma pequena aplicação de Carrinho de Compras sem necessitar editar 1 unico arquivo de configuração. A abordagem de transformar os métodos publicos da classe Controller em URLs fáceis sem a necessidade de configurações me deixou bem contente.
A transferencia de informações entre o Controller e as visões tambem é bem intuitivo, e por falar em Visões o modelo de programação se assemelha mais ao antigo ASP, onde são misturados códigos HTML, JavaScript e server side dentro das tags <% %>.
Ainda tenho algumas coisas para estudar, mas ja vi inumeros pontos positivos na abordagem MVC da Microsoft, e acho que muita coisa boa virá nas próximas ~versões.
Agora se voce está se perguntando o que é melhor: Web Forms ou MVC, eu te dou a mesma resposta que dei a um amigo: martelo ou chave de fenda? Cada situação requer uma ferramenta especifica e só uma boa nálise do problema definirá sua solução.

Bom pessoal até o próximo post.

Nenhum comentário: