segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O que a Ferrari nos ensinou este ano

Mais uma temporada de Formula 1 chega ao final, mais um piloto recebe o titulo de campeão, mais uma construtora recebe o titulo de campeã. Parece tudo igual, certo? Errado.
Este ano pudemois aprender muito com a Ferrari e com nosso novo idolo Felipe Massa. Em um ano em que a competitividade mostrou-se ainda mais acirrada, tivemos lições importantes que devemos levar para o nosso dia-a-dia.
Massa nos mostrou que não devemos perder a calma diante dos momentos dificeis. Que devemos estar sempre em busca do nosso melhor e que devemos estar preparados para lutar até o ultimo segundo.
Da mesma forma a Ferrari nos mostrou que não é porque temos a possibilidade de usar uma nova tecnologia que a devemos usa-la. Foi com o novo "aviso" ao piloto de que o pit stop estava concluido que Massa perdeu precisoso pontos, que poderiam ter decidido o campeonato a seu favor. Isto nos lembra que toda cautela é pouca quando testamos algo novo, e devemos ter muita segurança ao coloca-la em produção.
Esta falha tambem nos lembra que estamos o tempo todo dependentes do fator humano, e este é decisivo no sucesso ou fracasso de uma atividade. Não adianta a melhor arquitetura, a melhor tecnologa se a pessoa que ira implementa-la não está preparada. Não adianta a melhor solução se no fim o nosso usuário não for uma pessoa adequadamente treinada para usá-la.
Pudemos aprender na ultima corrida que devemos estar preparados para tudo. Um dia de sol não é garantia de que não haverá chuva. E somos testados a todo momento para saber quaol o melhor pneu a usar. Temos de estar atentos até o ultimo segundo, pois uma unica curva pode definir nosso destino. E nunca, nunca mesmo devemos desanimar diante das adversidades.
Tenho certeza que a Ferrari, e o Massa, levarão lições valiosas deste campeonato para toda a sua carreira. E nós podemos pegar carona nesta nova jornada que se inicia.

Até o próximo post

Um comentário:

Rosana Coelho disse...

Olá, parabéns pelo excelente blog.
Os posts são bem claros e precisos, sem muitos rodeios o que é de suma importância nos dias corridos da atualidade.

bjs

Rosana Coelho