quinta-feira, 24 de junho de 2010

Services.Restart()

Depoisdeumalongatemporadaforaretomoaquiminahsatividadesnestblog.

Durante os últimos meses venho estudando muito as novidades do Visual Studio 2010, .NET Framework 4, e atualmente a Enterprise Library 5.

Tentarei nas próximas semanas mante uma certa regularidade nas postagens para que não percamos o fio da miada ok?

Aproveitando este post quero falar de um recurso muito interessante do novo Data Access Block da EntLib 5, os Data Accessors.

Apesar de termos diversos Frameworks ORM, como o próprio Entity e o NHibernate, a Microsoft nos proveu uma ferramenta muito interessante para adiconarmos este recurso em aplicações mais simples, legados e casos emque o modelo relacional é tão complexo que nem Jesus nos ajudaria.

O que ele faz é praticamente mapear um resultset, IDataReader ou IDataSet, para uma lista de objetos.

Por default ele faz o mapeamento pelo nome das colunas, mas é possível se criar mecanismos custom de mapeamento e com isso preencher estruturas complexas de maneira relativamente simples.

Tenho utilizado este recurso em meu último projeto e o ganho de produtividade é absurda.

No próximo post coloco um passo-a-passo de por onde começar e algumas dicas de boas práticas quando trabalhamos com este bichinho.

Pra quem está curioso, recomendo a leitura do arquivo .CHM disponível no site da Enterprise Library, os Hands On e é lógico os blogs dos desenvolvedores.

Abraço!

Nenhum comentário: